quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Gente da Ataíja de Cima - O Quim Velho

Era o mais novo dos filhos de Manuel Luís e Maria da Graça (que teve treze partos, de que sobreviveram nove filhos).

A alcunha, que carregou desde muito pequeno, foi-lhe atribuída pela família para o distinguir do sobrinho, de idade próxima e também Joaquim que, por isso, era o Quim Novo.

Tinha as características típicas dos doentes que sofrem de trissomia 21, ou sindroma de Down, (a antiga designação de mongolismo, resultava de algumas semelhanças faciais com os povos mongóis, mas foi banida da linguagem científica), incluindo os olhos amendoados, cabeça pequena, orelhas pequenas, pescoço curto e largo, mãos e pés pequenos e quadrados, baixa estatura, língua fora da boca, (não é a língua que é grande, é a cavidade bocal que é pequena) e, consequentemente, uma grave deficiência na fala que o tornava, em regra, quase ininteligível. No entanto, quando se irritava ou bebia um copo a mais (que muitos lhe ofereciam para grande contrariedade da mãe) debitava chorrilhos de palavrões então, esses, bastante inteligíveis.

Os portadores do sindroma de Down têm, além de dificuldades cognitivas acentuadas (capacidade de aprendizagem lenta e limitada) grande propensão para doenças diversas, nomeadamente cardíacas e tendência para a cegueira, de que o Quim Velho também sofreu nos últimos anos de vida.

O sindroma de Down é provocado por uma alteração cromossómica que ocorre durante a gestação e é uma doença bastante vulgar que afecta mais de uma criança em cada mil nascimentos e tem relação com a idade da mãe, uma vez que quanto mais velha é a mãe maior a probabilidade de a criança nascer com a doença.

Para as mulheres de idade superior a 35 anos, o risco de ter um filho com trissomia 21 é significativamente mais elevado (aos 35, aos 40 e aos 45 anos de idade materna, há o risco de, respectivamente, um em cada 400, um em cada 110 e um em cada 35 recém-nascidos serem portadores de trissomia 21). Contudo, por razões que se prendem essencialmente com as taxas de fecundidade dos diferentes grupos etários, mais de 70% das crianças com trissomia 21 têm uma mãe de idade inferior aos 35 anos.

A doença não tem cura mas pode ser detectada em exames realizados durante a gravidez (amniocentese).

Muitos dos portadores do sindroma de Down falecem logo nos primeiros anos de vida mas o Quim Velho viveu até depois dos sessenta anos, ultrapassando, largamente, a expectativa de vida das pessoas com a sua doença.

Lembro-me da ti’Maria da Graça, já velha, magra e curvada, correndo, em passo miúdo e apressado, as ruas da aldeia, ao fim da tarde, perguntando se "não viram o meu Quim?".

A um irmão, ouvi dizer, com carinho: O meu Quim? É o único inteligente da família. É o único que consegue viver sem trabalhar.

Quando vejo passar uma carrinha de uma instituição de ensino especial cheia de portadores do sindroma de Down, penso sempre no Quim Velho que, naquele tempo, podia percorrer, como fazia diariamente, livre, despreocupado e em segurança, a aldeia onde conhecia toda a gente (que, quando estava alegre, cumprimentava com grandes e longos abraços) e toda a gente o conhecia e respeitava na sua diferença.

O Quim Velho foi um mongolóide feliz.

Pelos Santos populares, um grupo de rapazes foi à serra colher o alecrim com que se havia de fazer a fogueira.
O Quim Velho está de pé, de casaco, junto ao tractor.



3 comentários:

  1. Embora eu não tenha nascido na Ataíja, descendo de uma família da terra.
    Fiquei encantada com o blog e sei que o meu pai vai ficar maravilhado, pois o orgulho que tem da terra que o viu crescer, é imenso!
    Muitos parabéns

    ResponderEliminar
  2. É agradável saber que o blog é lido, com interesse, por ataíjenses e seus descendentes.
    Mande-me um email, gostaria de falar consigo e com o seu pai sobre a Ataíja.

    ResponderEliminar
  3. Ui as saudades que eu tenho do Quim Velho!!! era uma alegria estar junto dele. Apesar da doença, era feliz na sua vida e carinhoso para todos os que lhe queriam bem... As recordações q tenho dele em casa do meu tio Silvino (saudades muitas tb dele), essas irão ficar para sempre.

    ResponderEliminar