quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Da estrada do Diamantino ao IC9

Na “fronteira” entre a Ataíja de Cima e os Casais de Santa Teresa erguia-se, em meados do Séc. XX, o lagar de azeite conhecido localmente por lagar do Diamantino, por ter sido mandado construir e ser propriedade do comerciante alcobacense Diamantino dos Santos Vazão. O lagar foi desactivado já há algumas décadas e aí funciona, actualmente, uma oficina de serralharia e tornearia.

Para facilitar o acesso ao lagar, mandou o Diamantino construir um caminho desde o Largo do Outeiro, pela Rua das Seixeiras e, a partir daí, para nascente, até ao lagar no que foi, talvez e excluindo, naturalmente, a estrada de D. Maria Pia, a primeira estrada pavimentada existente por estes lados.

Da qualidade do trabalho então realizado diz bem o troço onde ainda é visível o pavimento inicial, entre a Rua das Seixeiras e o prolongamento da Rua das Hortas, o qual se mantém em muito bom estado de conservação, conforme se pode ver na fotografia seguinte, tirada em 15-08-2010:


 (Estrada do Diamantino)

Muito perto da Estrada do Diamantino estão agora em curso as obras de construção do IC9 que ligará a Nazaré a Tomar.

Desta estrada está já aberto à circulação automóvel o trecho entre Tomar (IC3) e Carregueiros, numa extensão de 8.350 metros, inaugurado em 30-03-2008 e encontra-se praticamente concluído o troço entre Carregueiros e Vale dos Ovos.

Quando estiver totalmente em funcionamento, o IC9, mudará profundamente o sistema de acessibilidades da nossa região uma vez que, cruzando a A8, o IC2 e a A1 e as linhas ferroviárias do Oeste e do Norte, facilitará extraordinariamente as ligações às principais vias de comunicação do nosso país, à Beira Interior e ao Norte Alentejano.

Espera-se, pois, que o IC9 venha a ter um importante impacte económico na nossa região, inclusive na área do turismo e do lazer, quer por facilitar o acesso ao litoral das populações do interior quer, sobretudo, por ligar três monumentos que fazem parte da lista do património mundial da UNESCO: Os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha e o Convento de Cristo de Tomar e, ainda, o Santuário de Fátima.


(obras do IC9, junto à estrada entre Ataíja de Cima e os Casais de Santa Teresa, vendo-se Aljubarrota ao fundo. Foto tirada em 15.8.2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário