terça-feira, 8 de novembro de 2016

Sopa de abóbora porqueira, com feijão maduro e carnes de porco




Carnes do focinho, faceira, orelha e chispe de porco
Enchidos variados e de boa qualidade:
     Chouriço de carne
     Farinheira
     Morcela de arroz
Abóbora porqueira
Batata
Feijão maduro

De véspera, salgam-se as carnes
No dia, abre-se uma abóbora porqueira (É importante que se use abóbora porqueira, já que outras espécies tendem a ser demasiado doces), a que se retiram cuidadosamente as tripas e pevides, descasca-se e corta-se em cubos pequenos (2 cm) e lavam-se as carnes para tirar o sal em excesso.
Numa panela com água suficiente para as sopas do número previsto de comensais levam-se a cozer as carnes e os enchidos,  picando-se as farinheiras para não rebentarem e uma parte (1/4) dos cubos de abóbora.
Quando as carnes e os enchidos estiverem cozidos, retiram-se com uma escumadeira e reservam-se. Retiram-se para uma taça os cubos de abóbora, esmagam-se toscamente com um garfo  e voltam a juntar-se na água onde cozeram (se preferir, pode evitar retirá-los da água, esmagando-os com a varinha mágica).  Acrescentam-se as batatas cortadas em cubos pequenos, os restantes cubos de abóbora e o feijão maduro (feijão maduro ou feijão de descascar é o feijão já plenamente desenvolvido que é colhido logo que inicia o processo de secagem).

Cortam-se as carnes em pedaços e os enchidos às rodelas.
Leva-se a sopa à mesa na panela e as carnes e enchidos em travessas
O talher será completo (faca, garfo e colher), de modo a cada um poder servir-se das carnes a gosto, cortando-as no seu prato e deitando sobre elas a sopa.

Come-se à colher.

Este é um prato de convívio e, para garantir uma adequada variedade de carnes e enchidos, deve ser confecionado para um mínimo de dez pessoas.
Na verdade, não estamos propriamente perante uma sopa, ao menos no sentido de um “alimento que consiste num caldo, geralmente à base de legumes, que se serve no começo das duas principais refeições”, que é como o dicionário Priberam define sopa.
Antes, esta sopa de abóbora porqueira com feijão maduro e carne de porco, é o prato principal e único da refeição.


O que fica, a sopa de abóbora porqueira com feijão maduro e carne de porco, é um prato sazonal, de fim de Verão, (quando abóbora e feijão estão maduros, mas isso não é problema hoje em dia porque quer o feijão quer a abóbora se conservam muito bem, preparados e congelados). É, também, um prato típico que só vi na Ataíja de Cima, simples e delicioso, bem digno de integrar um cardápio ataijense.
Apresento-a tal como a minha mãe a confecionava e servia, sempre para um grande grupo familiar, em geral, entre as quinze e as vinte pessoas e, se agora me lembrei de aqui trazer esta receita foi porque, ainda no passado dia de Todos-os-Santos, tive o gosto de a saborear, confecionada agora pela minha irmã, para um animado grupo de familiares e amigos.
É claro que podiam migar-se finamente as carnes, mergulhando-as no caldo, passando este prato a ser tratado como uma verdadeira sopa, uma espécie de sopa de pedra.

Mas, isso seria outra coisa.


Sem comentários:

Enviar um comentário