quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ARTISTAS ATAÍJENSES (2)

Inês Neves, É natural do concelho da Batalha e reside na Ataíja de Cima desde o casamento. Tem vasta obra de pintura, em diversas técnicas: azulejo, óleo, aguarela.
Dos seis trabalhos que aqui reproduzimos, os primeiros, a aguarela, são de 1997 e 1998 e representam dois edifícios significativos do concelho da Batalha: O antigo Mosteiro da Visitação e a Casa da Quinta da Várzea que foi local de nascimento e, posteriormente, propriedade do famoso militar do Séc. XIX Mouzinho de Albuquerque conhecido, sobretudo, por ter procedido à captura de Gungunhana.
Os óleos, um, de 2008, representa uma cena familiar plena de movimento, com o filho da autora brincando enquanto a sua irmã cumprimenta um tio-bisavô. O outro óleo que aqui vai reproduzido, representando duas cabeças de cavalo, é de 1996 e foi oferecido ao autor deste blog.
Os azulejos (é de grande qualidade o que representa a Casa do Outeiro) decoram, actualmente, as casas dos familiares a quem foram oferecidos pela autora.

A Inês Neves encontra-se, actualmente, a preparar uma importante exposição de que, a seu tempo, aqui daremos a devida notícia.

Mosteiro da Visitação (Batalha):


Quinta da Várzea (Batalha):


Casa do Outeiro na Ataíja de Cima (azulejo):


Cena familiar (óleo, 2008):


Cabeças de cavalos (óleo, 1996):


Nossa Senhora da Graça (azulejo, 2009):

Sem comentários:

Enviar um comentário