terça-feira, 5 de julho de 2011

Sobre o traçado do IC 9

O caminho de ferro Nazaré – Alcobaça – Ourém - Tomar - Entroncamento




No final do Séc. XIX e inícios do Séc. XX, numa época em que o automóvel apenas começava a existir e o comboio era o mais moderno meio de transporte, fez curso a ideia da construção de uma linha de caminho-de-ferro que estabelecesse uma ligação entre o litoral e o interior, entre a nossa região e a de Tomar que, só agora, – numa solução rodoviária e já não ferroviária – está em vias de se concretizar através do IC 9, actualmente em construção.

De facto, o percurso do IC 9 é o mesmo que se previa para aquela ligação ferroviária que nunca se chegou a construir.

Na sessão parlamentar de 21-3-1912, o deputado de Alcobaça Afonso Ferreira fez uma intervenção para apresentar um projecto sobre aquele caminho-de-ferro:


Às vantagens invocadas por Alfredo Ferreira em 1912 que se mantêm, há que acrescentar, pelo menos, mais uma: O IC9, além de garantir uma ligação moderna entre a turistíca praia da Nazaré e esses três importantes monumentos que são o Convento de Cristo de Tomar, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória da Batalha e o Mosteiro de Alcobaça (todos integrantes da lista do património mundial da UNESCO), passará, também, junto ao Santuário de Fátima.

Estabelecendo ligação entre locais de tanto potencial económico e turístico e cruzando a A23 (IP6), a A1 e a A8 (e, também, as linhas ferroviárias do Norte e do Oeste), o IC9 tem condições para se tornar uma importante rota económica e, certamente, tornar-se-á uma das mais importantes rotas do Património e do turismo de Portugal.

Actualmente já se encontram abertos ao trânsito o troço entre Tomar (IC3) e Vale dos Ovos e entre Tomar e o Entroncamento (através do IC3).

O Troço que liga a Nazaré a Alcobaça e ao IC2, pela Ataíja de Cima, esse, segundo informação que me foi prestada, em Abril, pela Estradas de Portugal, EP, tem a conclusão prevista para Novembro do corrente ano. É, com certeza, uma informação muito optimista mas … as obras lá vão andando.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário