Maria Amélia Faustino Ribeiro Cordeiro, enfermeira, formada na Escola de enfermagem Ângelo da Fonseca, foi a primeira mulher ataijense a prosseguir estudos para além da quarta classe.
Agora aposentada dedica-se, na sua casa de Ataíja de Cima (uma belíssima casa rural do Séc. XVIII), à pintura e, sobretudo, à cerâmica figurativa, assinando esses trabalhos como Mélia.
Neste blog já antes e brevemente nos referimos ao trabalho de Mélia, a propósito da Exposição “Cerâmica em Alcobaça: de 1875 até ao presente – CeRaMIca Plus” (VER AQUI) e, também, no primeiro post que publicámos subordinado à epígrafe Artistas Ataijenses, onde apresentamos a fotografia de um bonito e original presépio, com o qual Mélia arrebatou o primeiro prémio no 17º Concurso de Presépios promovido, em 2007, pela Câmara Municipal de Porto de Mós. (VER AQUI)
Denunciando o enorme domínio da artista sobre o barro, as figuras modeladas por Mélia são de uma extraordinária vivacidade e humor e de uma grande invenção formal que, ao mesmo tempo, reforça o seu carácter simbólico.
Nuno Álvares Pereira, a Padeira de Aljubarrota e Santo António, são algumas das figuras que, entre muitas outras, a autora tem modelado em muitas formas, das mais clássicas às mais inventivas.
Mélia, na Aljubarrota Medieval, 2011, ajudando a despertar o interesse dos jovens pela modelagem do barro:
Algumas das peças que a artista levou à Aljubarrota Medieval, 2011:
Contactos da Mélia:
Rua Lagar dos Frades, n.º 52
Ataíja de Cima
2460 Alcobaça
Tel: 262585470
.
Sem comentários:
Enviar um comentário