terça-feira, 16 de outubro de 2012

Freguesia de Aljubarrota


.
Em sessão extraordinária, realizada no passado dia 3 de Outubro, a Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou a proposta de fusão entre as Freguesias de São Vicente e de Nossa Senhora dos Prazeres, as quais passarão a constituir uma única freguesia, sob a denominação de Freguesia de Aljubarrota.

Antes, já as respectivas Assembleias de Freguesia tinham aprovado a fusão e também a CMA,  no dia 12 de Outubro, deliberou no mesmo sentido.

Estão assim concluídos, a nível local, os procedimentos necessários para que possa ser elaborado o projecto de lei a submeter à Assembleia da República a quem, nos termos constitucionais, cabe decidir sobre a criação e extinção de autarquias locais.

Tendo sido o primeiro a defender, por escrito, a fusão das freguesias de Aljubarrota (ver o texto “Novo mapa para as freguesias”, publicado no jornal Região de Cister, de 22 de Setembro de 2011), só posso congratular-me com o facto de a ideia da fusão das freguesias de Aljubarrota ter feito pacificamente o seu caminho e se ter tornado consensual, apenas com a oposição do BE e do PCP, formações políticas com fraca implantação local e, pelo menos no caso do PCP, apenas uma oposição de princípio, sem quaisquer argumentos factuais a sustentá-la.

A actual situação política, caracterizada por um rápido enfraquecimento do Governo e do prestígio do Ministro que deu a cara pela reorganização administrativa autárquica constitui, no entanto, um grave perigo que espreita e pode comprometer a desejada reorganização administrativa.

É minha convicção que a população de Aljubarrota não pode deixar-se afectar por esses problemas políticos, não pode deixar passar esta oportunidade e tudo deve fazer para que a criação da Freguesia de Aljubarrota se concretize.

Sejam quais forem as circunstâncias políticas, a verdade é que a Freguesia de Aljubarrota será a segunda maior freguesia do município, em área e em população, uma freguesia mais forte, com mais massa crítica, com todas as condições para fazer mais e melhor na defesa dos interesses próprios da sua população.

  O pelourinho poderá deixar de ser, apenas, uma recordação de tempos antigos e voltar a ser um símbolo do efectivo poder local.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário