terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O Gadanho

O gadanho é, segundo o DPLP[i], uma “espécie de ancinho com grandes dentes de ferro”.

Gadanho é, também, garra das aves de rapina e, em linguagem informal, mão, ou unha (de que dá como exemplo a frase: se te deito o gadanho…).

Na Ataíja de Cima usa-se mais, nestes dias frios de Inverno, o respectivo plural quando lamentosamente nos queixamos de que: estou sem gadanhos!
(Para não ataijenses, esclarece-se que tal significa que, em virtude do muito frio, estamos sem força nos dedos, sem capacidade para agarrar e segurar os objectos).

Curiosamente, aquele dicionário dá gadanho e ancinho como sinónimos de engaço (a parte lenhosa dos cachos das uvas), já que, pelos vistos, também há quem chame engaço a um “instrumento agrícola em forma de pente, usado para limpar ou aplanar terras agrícolas ou ajardinadas”.

Vem tudo isto a propósito de um gadanho que, também ele, tem uma relação estreita com os engaços, seja, com a parte lenhosa dos cachos das uvas.

O gadanho é este:



Trata-se um velho gadanho, já com muitas dezenas de anos e que sempre conheci tal como aqui se apresenta sem, sequer, vestígios de alguma vez ter tido cabo de madeira que, julgo, nunca teve.

É, agora, meu, depois de ter sido do meu pai e, antes, do meu avô e (pelo menos nos últimos sessenta anos) nunca serviu para outra coisa que não, uma vez por ano, ser cravado no pé da prensa do vinho, para o desfazer, no final da lagaragem.

Acho que um destes dias o vou limpar cuidadosamente e dar-lhe o uso que sempre foi o seu, o uso que lhe deram o meu pai e o meu avô:

Ajudar, no final da lagaragem, a desfazer o pé da prensa.





[i] Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/gadanho [consultado em 31-12-2013].

Sem comentários:

Enviar um comentário