sexta-feira, 3 de março de 2023

Notícias da América

 

O blog tem estado bastante parado nestes últimos tempos, essencialmente porque o que escrevo é fruto de investigação própria, na qual procuro colocar todo o rigor e respeito pelos factos, o que nem sempre é fácil e é, sempre, moroso. Mas, porque está há disposição de quem o quiser consultar, o blog já teve, desde o seu início, um total de mais de 255.000 visualizações, das quais 1350 no passado mês de fevereiro.

São números que me dão algum prazer, porque permitem a sensação de que não escrevo no vazio. Mas, uma vez que o blog foi pensado como especificamente dirigido aos meus conterrâneos, o alcançar grandes números de visualizadores ou seguidores nunca foi um objectivo e o que verdadeiramente me conforta é o saber que o que escrevo toca, de algum modo, as pessoas a quem se dirige.

Chegou-me agora a notícia de que o blog foi lido por naturais de Aljubarrota, com raízes na Ataíja de Cima, emigrados nos Estados Unidos há quase sessenta anos. Poder ser útil a conterrâneos que se encontram tão longe, há tanto tempo, ajudando-os a recordar alguns factos da sua juventude, deixou-me muito contente e com um acréscimo de vontade de publicar novos textos.

 

É por isso que vos dou conta de um email recentemente recebido:

Hello, sorry for writing in english, hopefully you a better at english than i am at portuguese

I have enjoyed reading your blog about your home town, my mother is from Aljubarrota and had aunts and other relatives from Ataíja de Cima.  She is 95 and has not been able to visit her homeland for many years 

 Her memory is not the best but the best i can figure is 

Her aunt was Maria Da Graca /  sister to her father - this was Antonio Catarino also mentioned on your blog as someone applying for a passport

Her cousin was Luís da Graça de Sousa son of Maria Da Graca also mentioned in one of your posts 

Another cousin, also son of Maria Da Graca was O Quim Velho

I was wondering if you were somehow connected to her family.

My mother is Alexandrina Paulo (nee Piedade), born in 1928 married to Francisco Paulo born in 1927 / both born in Aljubarrota

I was also born in Aljubarrota and our family  emigrated to the USA in 1966 

i read some of the posts to my mother and it brings back some  very fond memories, She tell me often of running away to Ataija de Cima whenever her mother was mad at her and being spoiled by her aunts 

 Thanks again for what  you have created, 

Victor Paulo

 

Tradução (com recurso ao Google Translate):

 Olá, desculpe por escrever em inglês, espero que você seja melhor em inglês do que eu em português.

Gostei de ler o seu blog sobre a sua cidade natal, a minha mãe é de Aljubarrota e tinha tias e outros parentes de Ataíja de Cima. Ela tem 95 anos e não pode visitar sua terra natal há muitos anos.

A memória dela não é das melhores, mas o melhor que posso imaginar é

A tia dela era a Maria Da Graça / irmã do pai dela - esse era o Antonio Catarino também citado no seu blog como alguém que está solicitando o passaporte.

O primo dela era o Luís da Graça de Sousa filho da Maria Da Graça também referido num dos seus posts.

Outro primo, também filho de Maria da Graça era O Quim Velho.

Eu queria saber se você estava de alguma forma ligado à família dela.

A minha mãe é a Alexandrina Paulo (nascida Piedade), nascida em 1928 casada com o Francisco Paulo nascido em 1927 / ambos nascidos em Aljubarrota.

Também nasci em Aljubarrota e a nossa família emigrou para os EUA em 1966.

li algumas das postagens para minha mãe e isso traz de volta algumas lembranças muito boas. Ela sempre me conta que fugiu para Ataija de Cima sempre que sua mãe estava brava com ela e sendo mimada por suas tias.

Obrigado novamente pelo que você criou,

Victor Paulo

 

Actualmente, já não está vivo na Ataíja de Cima nenhum primo da Alexandrina da Piedade. O último foi o Luís da Graça de Sousa, falecido no final de 2021.

Têm, no entanto, a Alexandrina e o seu filho Victor, numerosos parentes ataijenses, desde logo os descendentes de Maria da Graça (nove filhos dos quais só o Quim velho não teve descendência) e, também os descendentes de José Sabino (José Coelho) e Joaquina Rosalia, já que a mãe desta, Rosalia Carvalho, era irmã da Maria da Graça e do António Catarino (e, também, de Maria Catarina que não teve descendência e viveu numa casa que já não existe, no início da Rua das Seixeiras).

 

 

 

 

 


3 comentários:

  1. José Quitério. É de louvar o trabalho de pesquisa feito por ti ao longo de anos e de agradecimento á tua pessoa pelas informações dos nossos antepassados e das vivências deles em tempos tão diferentes dos nossos hoje. Bem hajas.

    ResponderEliminar
  2. A minha avó Rosalia de Carvalho mulher de João Luís de Sousa e irmã de António Catarino comentava que seu irmão tinha estado na América e que tinha lá 3 filhas. A Cristina, a Alexandrina e outra que não me lembro. Como se chama? Será que os meus primos da América se lembram de mim? Eu sou neta da Rosalia de Carvalho e filha da Joaquina Rosalia.
    Amália Sabino Pais

    ResponderEliminar
  3. hi amalia, this is victor son of alexandrina and grandson of antonio catarino. nice to know that we still have relatives in the area.

    ResponderEliminar