quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Tétano

O tétano, por aqui dito, muitas vezes, tétamo, é uma doença provocada por uma bactéria que desenvolve uma poderosa toxina que, entrando no sistema circulatório, provoca contracturas musculares intensas.
É mortal e a única solução é a vacinação.
Por isso, a vacinação contra o tétano está incluída no Plano Nacional de Vacinação e é administrada a todas as crianças, logo nos primeiros tempos após o nascimento. A vacinação é gratuita e todos os adultos, e especialmente os que, pela sua profissão, estão mais sujeitos a cortes ou outros ferimentos, devem manter em dia a sua vacinação contra o tétano.
A doença desenvolve-se através das feridas, ambiente propício à germinação dos esporos do Clostridium tetani, os quais se encontram comummente no solo e, em particular, no lixo, estrume e fezes dos animais.
Uma vez que os esporos apenas se desenvolvem através das feridas, esta é uma doença que, embora encontrando-se os esporos por todo o mundo, afecta, principalmente, populações pobres, rurais e profissões sujeitas a cortes com objectos metálicos sujos ou enferrujados.

Que eu tenha conhecimento, os últimos ataijenses mortos pelo tétano foram dois irmãos de José Neto, conhecido por José Diabo:
Teresa Neta, que foi casada com um indivíduo do Valado dos Frades, conhecido por O Cuco e residiu na casa onde vive actualmente a família do Ródinhas.
Faleceu nos anos cinquenta, de tétano, contraído em virtude de um golpe de enxada, no pé descalço (naquele tempo, quase todas as mulheres e crianças da Ataíja de Cima andavam descalças) quando andava a rampar.
Antes, nos anos quarenta, o seu irmão António Neto casou com Maria Caseira e morreu, sem ter tido noite de núpcias, no dia a seguir ao casamento, também de tétano, tendo a doença sido, provavelmente, provocada por um prego do calçado novo usado no dia do casamento (os casamentos faziam-se em São Vicente e as deslocações eram a pé. Esses seis quilómetros, de ida e volta, terão sido fatais em pés pouco habituados a andar calçados). Ou, talvez mais certo (a incubação demora, geralmente, um mínimo de dois dias), já tinha uma ferida infectada no pé que a viagem apenas agravou. Adoeceu logo depois do regresso à Ataíja após a cerimónia e, embora ainda transportado para Alcobaça numa carroça, não sobreviveu.

A viúva, Maria Caseira, veio a casar, em segundas núpcias, com Manuel Luís Vigário que foi conhecido por Manuel Barra (com quem viveu, antes de construir a casa da Rua das Covas, na casa que é hoje de Manuel Tomé e de Francelina) o qual, além da pobreza e dos maus tratos, - consequência de um excessivo consumo de vinho -, lhe deu um rancho de filhos dos quais apenas um reside, actualmente, na aldeia.

Opistótono (contração muscular que faz dobrar o corpo para trás) em doente de tétano.
Pintura de Sir Charles Bell - 1809, in http://commons.wikimedia.org/


Sem comentários:

Enviar um comentário