sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Gente da Ataíja de Cima - O Padre Tomás

O Padre Manuel Tomás de Sousa, de quem já falamos no post  - Vocações Religiosas na Ataíja de Cima - nasceu na nossa aldeia, em 24 de Agosto de 1920, filho de José Luis de Sousa e de Maria Santa e aqui faleceu, em 12 de Julho de 1986.
Conhecido por toda a gente como Padre Tomás, era irmão de Abílio Tomás de Sousa e de João Tomás de Sousa, este já falecido e que foi proprietário de uma taberna na Rua das Seixeiras e era conhecido por O Petinga. (o seu pai, José Luis de Sousa, também teve uma taberna)
O Padre Tomás aprendeu a ler, num tempo em que não havia escola na Ataíja de Cima, com Joaquim Rôzo e, no Séc. XX, foi o primeiro e durante muito tempo o único, ataíjense a estudar para além da quarta classe.
Em 1935, com quinze anos de idade, entrou no Seminário de Leiria onde estudou até 1947, quando foi ordenado presbítero.
Começou a paroquiar em 1950, em Serro Ventoso e Arrimal e, em 23 de Setembro de 1951, obteve a sua primeira nomeação como pároco titular da Mendiga, onde ficou até 24 de Janeiro de 1970, quando foi nomeado pároco de Carvide, funções que acumulou, entre 1973 e 1974, com as de Vigário cooperador de Vieira de Leiria.
Em 25 de Outubro de 1978 tomou posse da paróquia da Calvaria que, a partir de 3 de Setembro de 1980, acumulou com a das Pedreiras. Em Maio de 1981 abandonou por motivo de doença as funções paroquiais, passando a exercer, até ao fim da vida, as de capelão das paróquias da Batalha e da Calvaria.

(com um agradecimento aos serviços da Diocese de Leiria-Fátima)

Sem comentários:

Enviar um comentário