sexta-feira, 11 de junho de 2010

Estudos sobre a Ataíja de Cima

Em 1993, no âmbito do plano “Primavera Cultural 93” da ADEPA e sob o decisivo impulso e dinamização do nosso conterrâneo Américo Sabino, um grupo de jovens ataíjenses, constituído por:

Elisabete Coelho;
Sílvia Moura;
Tânia de Sousa;
Paulo Jorge;
Luís Constantino;
António Veríssimo;
Helder Catarino;
José Luís;
Mário Cordeiro;
Carla Maurício;
Paula Coelho;
Luís Vigário;
Arménio Coelho;
Aníbal Tomé; e
João Ricardo,
fez um levantamento etnográfico que, organizado pelo Américo de Sousa Sabino e pelo então jovem investigador alcobacense, o hoje Doutor António Valério Maduro, foi publicado sob o título “ A ARQUITECTURA POPULAR TRADICIONAL DA SERRA DOS CANDEEIROS”.

Trata-se de um pequeno opúsculo, de 32 páginas, que analisa a estrutura da casa tradicional ataijense, com capítulos dedicados a cada um dos seus principais elementos: caracterização exterior, a casa de fora, os quartos, a cozinha e a despensa e os anexos.

Na mesma época, foi distribuído um pequeno estudo policopiado de minha autoria, de apenas 9 págs. A4, intitulado “Uma casa em Ataíja de Cima” onde, em pequenos capítulos se abordam, brevemente, os seguintes temas: Topónimo, Economia, A Quinta, População, Propriedade, A Casa, Planta Básica da Casa Ataíjense (esquema) e Planta de Uma Casa Ataíjense (esquema), analisando-se, neste último, uma casa concreta.

Estes são os únicos trabalhos exclusivamente dedicados à Ataíja de Cima que, até agora e que eu tenha conhecimento, foram publicados.


capa do opúsculo A ARQUITECTURA POPULAR TRADICIONAL DA SERRA DOS CANDEEIROS, ilustrada com um belo desenho da Casa Alta do Outeiro, da autoria de Henrique Aranda

Sem comentários:

Enviar um comentário