segunda-feira, 7 de junho de 2010

Exposição de Inês Neves


Está aberta, desde o passado Sábado, dia 5 e até ao dia 27 de corrente mês de Junho, no Salão Nobre da Adega Cooperativa de Alcobaça (na estrada para Leiria, entre o LIDL e o Museu Nacional do Vinho) a exposição dos trabalhos da artista ataíjense Inês Neves.
O núcleo central da exposição é, como já referimos em post anterior, constituído por oitenta e oito aguarelas que retratam a totalidade dos edifícios religiosos do concelho de Alcobaça, desde os Mosteiros de Alcobaça e de Cós, às Igrejas Paroquiais e a todas as capelas, até à mais simples e modesta ermida.
Para além da valia técnica e artística das pinturas expostas, o conjunto da exposição tem, assim, um interesse iconográfico acrescido, uma vez que retrata exaustivamente todo o património religioso edificado do concelho.
Além das aguarelas, estão ainda patentes alguns quadros a óleo e um grande e muito interessante painel de azulejos retratando o Mosteiro de Alcobaça.
A artista apresenta, ainda, interessantes estatuetas de duas figuras míticas ligadas a Aljubarrota: O Condestável, São Nuno Alvares Pereira e a famosa Padeira, além de outros trabalhos como caixas pintadas para diversas utilizações.

Para aguçar o interesse do leitor e lhe mostrar que vale bem a pena uma deslocação até à Adega Cooperativa de Alcobaça, aqui ficam reproduções fotográficas de alguns dos trabalhos expostos.



Aguarela representando a Capela de Nossa Senhora da Graça da Ataíja de Cima, tal como era nos anos setenta do Séc. XX, logo após o alcatroamento da Estrada do Lagar dos Frades



Estatueta pintada, representando Brites de Almeida, a Padeira de Aljubarrota



Úteis e bonitas caixas decoradas




Visite a exposição e o site http://www.artederecordaravida.blogspot.com/.




Sem comentários:

Enviar um comentário