terça-feira, 17 de maio de 2011

A Arilhada

Vara ou pá?


Arilhada é palavra que não encontrei nos dicionários que, apenas registam uma palavra muito parecida: aguilhada s.f. Vara com ferrão para instigar os bois.


Neste sentido, quase todas as varas para tocar bois são aguilhadas, já que quase todas têm ferrão e a pá para limpar a charrua há-de ter, noutros locais, um outro nome qualquer mas, na Ataíja, arilhada era uma pequena pá de forma triangular que se usava para, durante a lavoura, limpar a charrua, designadamente no final do rego quando era preciso virar a aiveca. A vara que lhe servia de cabo (a vara da arilhada) era simultaneamente utilizada para tocar as vacas (e, curiosamente, quase nunca tinha ferrão. É que, durante a lavra, a instigação dos animais tem de ser especialmente suave e controlada, já que o que se pretende é um rego bem direito, para que a leiva fique uniforme, garantindo-se, assim, uma correcta lavra do terreno).

A vara da arilhada tinha, assim, de ser suficientemente comprida para ultrapassar todo o comprimento da charrua e chegar aos quartos traseiros dos animais, para os poder tocar (ficando ainda, para trás da mão do lavrador, uma extensão suficiente de vara que, com o peso da arilhada, a pudesse equilibrar). Daí resultava uma vara grande e pesada, cujo manejo (a uma só mão que a outra mão era necessária para segurar a rabiça e, por aí, conduzir a charrua) exigia perícia.



 
 
.

Sem comentários:

Enviar um comentário