domingo, 8 de maio de 2011

A Canga

da junta das vacas


A canga, também chamada jugo, é uma peça de madeira que serve para unir a junta dos bovídeos e, repousando sobre o cachaço dos animais, permite a atrelagem do carro através da cabeçalha, ou da charrua, da grade e do trilho, através do timão (ou temão a que, na Ataíja, chamávamos “as solas”).

A canga, com os seus acessórios, que agora apresentamos, serviu à junta de vacas que trabalhava com o carro referido no post “O carro das vacas” (AQUI), e pode ser vista em pleno trabalho (AQUI).



No caso concreto, trata-se de uma peça com o comprimento de 156 cm e uma secção de forma sensivelmente rectangular (com todos os vértices boleados, sem arestas) e, com dimensões variáveis entre 6x9 cm e 6x15cm, aproximadamente.

Da canga, fazem parte os cangalhos, que são quatro peças de madeira com cerca de 25 cm de comprimento que cingem o pescoço das vacas. Estão cravados obliquamente na canga, os de fora a cerca de dez centímetros do extremo da canga e os de dentro afastados dos primeiros 22 cm, afastamento esse que nas respectivas pontas aumenta para 30 cm.

A amarração da canga às vacas e ao carro ou outras alfaias faz-se através de um conjunto de peças de couro que se podem ver na fotografia e são as seguintes:


Brochas – Par de tiras de couro, às vezes entrançadas, colocadas na parte inferior dos cangalhos, que ligam a canga ao pescoço das vacas, passando-lhe sob a barbela. (a)

Piaças – Par de tiras fortes de couro, com fivela, que ligam as bases dos cornos das vacas à canga. É por aí que os animais fazem a força para puxar o carro ou as alfaias.

Sobrebrocha - Tira forte de couro que, fortemente fixado na canga e passando por um furo horizontal existente na frente da cabeçalha, liga canga e carro em tensão.

Tamboeiro – (Tamoeiro). Peça de couro forte com as pontas cozidas uma à outra, formando um círculo e que, dobrada, ocupa o centro da canga onde encaixa em ranhuras apropriadas, deixando abaixo dela uma abertura por onde entra a cabeçalha que, travada pela chavelha, aí fica em suspensão.


 
(a) Num sentido completamente diferente, também se chamavam brochas às cardas (pregos curtos de cabeça larga e arredondada) que se pregavam nas solas de botas e sapatos e, também, dos tamancos de madeira, para impedir o desgaste pelo uso.
 
.

1 comentário:

  1. Olá, muito bom dia.
    Sou espanhol e graças ao vosso blog consegui tirar algumas informaçoes muito necessárias para mim, relativamente a palavras que eram usadas antigamente nas aldeias ligadas aos usos e costumes do pastoreio e da agricultura.
    Eu gosto muito de saber, este tipo de palabras que estao a desaparecer porque já ninguém as usa.
    Muito obrigado e nao desistam de continuar com este travalho de compilaçao de vocabulario.

    ResponderEliminar