terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

As empresas e a informação digital


(A Propósito do Texto "A Ataíja de Cima e o Portugal 2020")




No texto que publicámos recentemente neste blog sob o título A Ataíja de Cima e o Portugal 2020 era importante, para a análise que pretendíamos fazer, saber qual a freguesia e se possível o lugar onde se situam a sede das empresas promotoras de cada um dos projectos aprovados e, ou, a delegação, filial, instalação fabril ou similar cuja existência justifica a imputação do projecto ao concelho de Alcobaça.
Ora, na lista publicada, os elementos relativos à entidade promotora do projecto são, apenas, a designação social, o CAE e o NIF.

Recorremos então à internet para conhecer aqueles elementos, o que julgamos ter conseguido na maioria dos casos. Com vista a garantir a maior homogeneidade possível dos elementos recolhidos, privilegiámos a consulta ao site da própria empresa e, quando necessário, ao site empresite.jornaldenegócios.pt que se intitula o maior directório online de empresas de Portugal, consulta essa complementada com a de outros sites especializados, designadamente pt.kompass.com, www.racius.com, www.gescontact.pt e outros.

Apesar disso, não foi possível, como dissemos naquele texto, confirmar relação entre cinco das empresas promotoras de projectos e o concelho de Alcobaça.
Por outro lado e a nosso ver mais importante, foi possível verificar a deficiente qualidade dos dados publicados relativamente a diversas empresas, sinal de que as nossas empresas ainda não estão despertas para a importância das modernas formas de comunicação.

De facto, aconteceu um pouco de tudo. Desde empresas que não  têm um site na internet até outras (ou as mesmas) que têm páginas no Facebook mas onde faltam elementos essenciais, como o que fazem ou como podem ser contactadas e outras que já há anos não actualizam essas páginas.
Outras, ainda, publicam com regularidade no Facebook mas caiem em exageros de juntar dezenas de fotos de uma vez e, frequentemente, sem que essas fotos tenham um mínimo de qualidade ou de cuidado na sua feitura e onde o que se quer mostrar mal se distingue do cenário onde se amontoam outras peças, resto de produção, paletes e sabe Deus mais o quê.

Ora, se queremos, por exemplo, mostrar uma obra em pedra – uma lareira ou semelhante – ou qualquer peça, é elementar considerar a cor desse objecto e, se é claro arranjar um fundo escuro e vice-versa. O fundo deve ser uma cor plana para realçar o objecto que se quer mostrar[i].  

Naquela nossa busca podemos ainda verificar que, quer seja nos sites especializados de informação económico-comercial como os citados, quer em sites de informação geográfica dirigidos ao público em geral como o Google Maps e outros, quer nos sites e páginas de Facebook das próprias empresas, as informações estão, com frequência, erradas[ii] ou desactualizadas[iii].

Como é evidente, a circulação na internet de informações erradas ou desactualizadas sobre as empresas não as pode beneficiar.

É, a meu ver, necessário que os empresários – sobretudo os empresários que trabalham essencialmente para a exportação ou que querem actuar em mercados não meramente locais, - se consciencializem de que hoje em dia qualquer interessado, em qualquer produto, a primeira coisa que faz é abrir o Google e recolher todas as informações possíveis sobre o fornecedor.
Nestas matérias, como nas outras, um dos melhores métodos para aprender o que deve ou não deve ser a comunicação digital é o benchemarking.[iv] É o observar, aprender e melhorar com o que fazem os outros que fazem bem, ou melhor do que nós (e, também, observando e analisando os erros alheios, como método para evitar erros idênticos).

Em matéria de sites empresariais na internet, a Ataíja de Cima, tem bons exemplos de sites bens feitos e que passam eficazmente as informações essenciais sobre a empresa: o que é, o que faz, como pode ser contactada, e de outros que quase cumprem esses objectivos mas onde se notam deficiências várias, dos tipos indicados no texto, como pode ser visto, por ex., nos seguintes (um ex. de um bom site e dois com algumas deficiências):
https://www.mvc.pt/pt

Uma última referência, para um meio de informação digital cada vez mais importante, o Facebook, e um exemplo concreto dessa importância:
O texto A Ataíja de Cima e o Portugal 2020, foi publicado neste blog, no dia 17-02-2018.
Nove dias depois, no dia 26-02-2018 ao fim do dia, tinha apenas 19 visualizações. Partilhado então na minha página pessoal no Facebook, menos de 24 horas depois já tinha mais de 200 visualizações.


Estas são realidades que os empresários têm de ter presentes:

- A comunicação do nosso tempo é a comunicação digital.
- Um bom site na internet e uma boa página no Facebook[vii] podem ajudar a levar a empresa e os negócios muito mais longe e muito mais depressa.

 






[i] No caso das peças de pedra, geralmente de cor clara, o meu conselho é que se tenha uma parede livre pintada de cor escura (preto ou azul escuro) ou onde se possa pendurar um pano escuro e fotografar a peça tendo essa parede por fundo. É claro que há outras questões, como a iluminação etc., mas são coisas que se podem resolver com alguma facilidade, desde que haja a preocupação e o cuidado necessários.
[ii] Por exemplo, se buscarmos no Google Maps por Ricarle Stone Lda, vemos que a sua localização é indicada como situando-se na esquina entre a Rua dos Arneiros e a Rua do Martins.
[iii] Desactualizadas, para dizer o mínimo. Há uma empresa ataijense que, em três sites diferentes tem três moradas diferentes, uma delas a mais de cem quilómetros de distância.
[iv] Uma breve introdução ao benchemarking pode ser lida em http://www.pmelink.pt/manuais/planeamento-e-estrategia/como-fazer-benchmarking
[v] Entre outras deficiências, o site tem excesso de fotos, algumas delas em cenários pouco cuidados. Não é preciso mostrar tudo o que se faz. Basta mostrar o melhor que se faz).
[vi] Entre outras deficiências, o mapa no separador Gallery assinala a empresa em local errado e é de manuseamento (CTRL+Rollerball) excusadamente difícil. Por outro lado, se buscarmos no Google Maps por Destinos - Arte Cerâmica S.A, a morada está errada.
[vii] E, nunca serão bons sites nem boas páginas se não estiverem actualizados.

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