segunda-feira, 22 de julho de 2019

Quando se jogava futebol na Ataíja de Cima




Na verdade, este post leva-nos a um tempo ocorrido um pouco antes de se jogar futebol a sério na Ataíja de Cima. Leva-nos aos tempos que precederam a constituição do Clube Desportivo e Recreativo Ataíjense que, como referimos em outros posts já publicados neste blog, teve o seu tempo de glória sob a direcção de Francisco da Silva Salgueiro, na segunda metade da década de 1990, quando disputou o campeonato da 1ª Divisão da Federação Distrital de Futebol de Leiria.

Quando esta foto foi tirada, o campo ainda era meio improvisado e de dimensões minúsculas, inferiores ao mínimo regulamentar e ainda convivia com a Lagoa Ruiva, ocupando a parte disponível do respectivo Rossio e assim permaneceu até ao entulhamento da lagoa e à inauguração, no mesmo local, do Estádio da Rã, o que ocorreu em 1 de Outubro de 1995, como se vê da placa que, julgo, ainda ali existe.

Não sei a data da fotografia (talvez algum dos retratados nos consiga esclarecer, com rigor). Muito provavelmente, terá sido tirada em 1979 ou 1980, já que um dos retratados, o Manuel "Pui", agora com 57 anos, diz que teria na data da foto, uns desassete anos de idade.
Certo, é ser a foto anterior a Junho de 1983, ano da morte prematura, por acidente, de Luís Torres (Luis de Sousa Sabino).



Tanto quanto pudemos apurar são os seguintes os jogadores retratados de quem, em alguns casos e para melhor identificação, se indica também a alcunha por que são conhecidos:

Em cima, da esquerda para a direita, Joaquim Maurício (Quim da ti’Maria Rosa), Manuel Agostinho (Manuel Russo), Leonel Maurício (Leonel da Quites), José Branco e Luís de Sousa Sabino (Luis Torres).
Em baixo, também da esquerda para a direita, Silvino Constantino, José Veríssimo, Francisco Tomé, Daniel de Sousa, Vitor Manuel Ribeiro Vigário (Manuel Pui) e Rogério Vigário



Obrigado à Amália pela cedência da fotografia.
Obrigado ao Hélder Matias pela ajuda na identificação dos jogadores.



Sem comentários:

Enviar um comentário