sábado, 23 de novembro de 2024

Padre Ramiro Pereira Portela

 

Faleceu hoje, dia 23de Novembro de 2024, na Casa do Clero, em Fátima, onde vivia, o Sr. Padre Ramiro Pereira Portela.

O Sr. Padre Ramiro paroquiou Aljubarrota durante mais de 50 anos, entre 7 de Agosto de 1965 e Setembro de 2017, quando foi substituído pelo actual pároco, o Padre Dr. Adelino Filipe Guarda.

Natural de Meirinhas, Pombal, onde nasceu em  30 de Outubro de 1935, o Padre Ramiro chegou a Aljubarrota um jovem com menos de 30 anos e por aqui ficou até passados os 81anos, até ao fim da sua actividade como pároco.

Uma tão prolongada permanência não poderia deixar de ser marcante, mais a mais que o padre Ramiro era uma personalidade suficientemente polémica para criar amores e desamores, sobretudo com a sua vontade de construtor.

Sem embrago era geralmente respeitado e querido e orgulhava-se, certamente, de a sua actividade pastoral se ter saldado, nos últimos anos de actividade, pela ordenação de dois dos seus paroquianos, jovens que conheceu desde sempre, batizou e acompanhou no desenvolvimento da fé.

A sua presença em Aljubarrota fica perpetuada por um busto mandado erguer  pelos seus paroquianos, colocado junto à entrada da Igreja de São Vicente de Aljubarrota.

Curiosamente, a sua terra natal é actualmente paroquiada por um dos jovens paroquianos que viu chegar a tomar ordens, o ataíjense Padre Fábio Bernardino.



Requiescat In Pace

Sem comentários:

Enviar um comentário