terça-feira, 2 de março de 2010

Enjeitados

Por alguma razão que ainda não consegui apurar com suficiente rigor, no final do Séc. XIX, fixou-se na Ataíja de Cima um, relativamente, elevado número de enjeitados. Tão elevado que, hoje em dia, serão raros os ataíjenses que não terão um seu antepassado que foi enjeitado.

Um desses enjeitados foi Porfírio dos Santos, o qual foi casado com Maria de Jesus, irmã do meu bisavô Joaquim da Graça, pai da minha avó Maria Lourenço.

Porfírio dos Santos foi pai de Joaquina Porfíria (esta foi casada com António Baptista, dito o António Orelha) e morou na Rua de Trás numa casinha com alpendre, muito estreita, pouco mais que a largura da porta (se olharmos atentamente, ainda reconheceremos, na parede agora cega, os limites da frontaria da casa e o desenho do alpendre) que existia entre a casa de Joaquina Méla (sua neta) e a que foi dos meios-irmãos da minha avó, Manuel Mariola e Maria Marreca e, depois, do meu tio José Francês.

Faleceu em Dezembro de 1951.

As crianças que eram abandonadas (enjeitadas), eram-no, por vezes, com alguns sinais ou indicações que pudessem permitir um eventual reatamento da relação parental, por ex., um papel escrito onde se dizia o nome, no caso de ter sido baptizada. (em 2001, por ocasião do seu 503º aniversário, a Misericórdia de Lisboa promoveu uma exposição, de que publicou um interesante catálogo "Os Expostos da Roda da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa", no qual são reproduzidos muitos dos "sinais" que acompanharam crianças enjeitadas).

Quando não havia certezas, procedia-se ao baptismo ”sub conditione” (sob a condição de se não vir a saber do primeiro baptismo, caso em que este segundo seria considerado nulo quer dizer, sem nenhum efeito, como se nunca tivesse sido realizado), atribuindo-se-lhe um nome que era, em geral, o do santo do dia e, por apelido “dos Santos”, já que a criança não era de ninguém.

Assim, desconhecendo eu quando terá nascido o Ti’Porfírio dos Santos, podemos afirmar que, com certeza, ou nasceu num dia 26 de Fevereiro ou foi encontrado, ou foi baptizado nesse dia. Isto, por o dia 26 de Fevereiro ser, no calendário litúrgico, o dia consagrado a São Porfírio.

Sem comentários:

Enviar um comentário