quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Artistas Ataijenses - Inês Neves

IGREJAS E ERMIDAS DO CONCELHO DA BATALHA



A Câmara Municipal da Batalha acaba de editar o livro "Igrejas e Ermidas do Concelho da Batalha - Aguarelas de Inês Neves".

Trata-se das aguarelas reproduzindo todos os edifícios religiosos daquele concelho, que a Inês Neves expôs na Galeria Mouzinho de Albuquerque entre 11 e 27 de Setembro de 2010, - como em devido tempo referimos neste blog (aqui) - numa exposição de grande êxito, onde a Inês conseguiu, não só vender todas as obras expostas mas, ainda, os direitos de publicação em livro que foram adquiridos pela Cãmara Municipal da Batalha.

Parabéns, pois, à Inês Neves e, também à Câmara Municipal da Batalha que soube reconhecer a qualidade e a importãncia do seu trabalho e foi capaz de o publicar em tempo record.

Ainda não conhecemos o livro que pretendemos adquirir na primeira oportunidade mas, tendo visto a exposição, estou certo de que vou gostar muito de o ter na minha estante e que, por se tratar de um repositório único do património concelhio da Batalha, virá a ter um importante papel na divulgação do concelho e na consciencialização dos batalhenses para a necessidade de preservação do seu património.

O livro encontra-se à venda na Câmara Municipal da Batalha

Para conhecer mais sobre o trabalho de Inês Neves:
http://artederecordaravida.blogspot.com/


ADITAMENTO:
(1-3-2011)

Agora que já possuímos o livro (obrigado Inês), achamos importante acrescentar ao texto acima, a transcrição do essencial do prefácio, da autoria do Presidente da Cãmara Municipal da Batalha:

"Foi com muita satisfação e enorme entusiasmo que, aquando da inauguração da Exposição de Aguarelas "Arte de Recordar", da autoria de Inês Neves, que decorreu na Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque em Setembro do corrente, nos deparámos com os magníficos trabalhos que agora se reproduzem.
A mostra artística desta batalhense autodidacta, revela-se um interessante exercício de descoberta do património religioso deste Concelho e assume-se, por conseguinte, como um espólio cultural que interessa valorizar e, acima de tudo, preservar.
Por esta razão, propôs o Município da Batalha à autora das aguarelas a reprodução das mesmas, com o objectivo de perpetuar este interessante levantamento do património religioso concelhio.
...........
Com a publicação da obra "Igrejas e Ermidas do Concelho da Batalha", pretende o Município divulgar o enorme legado patrimonial religioso, estimulando a sua descoberta e defesa.
...........
Esta é uma obra eminentemente visual, cujo destaque recai, naturalmente, para as aguarelas produzidas pela Inês Neves que soube captar minuciosamente nas formas e nas cores, os diversos pormenores estéticos e artísticos que caracterizam estas construções.
Agradeço à autora das obras a colaboaração prestada, que permitiu ao Município da Batalha a edição de mais este título formulando votos para que os leitores se contagiem pela beleza e sentido estético das aguarelas aqui reproduzidas.

Batalha, Dezembro de 2010
O Presidente da Câmara Municipal da Batalha
António José Martins de Sousa Lucas

.

Sem comentários:

Enviar um comentário