terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Festa de Nossa Senhora da Graça

Nas comunidades rurais não se cumpriam os feriados nacionais mas, apenas, o dia da festa do padroeiro local e os “Dias Santos de guarda”. Agora, as exigências da vida moderna não permitem a existência de “feriados locais”, para além do feriado municipal e isso obrigou a que as festas religiosas deixassem de ser celebradas no dia tradicional quando este não coincide com o fim-de-semana ou um dia de feriado municipal ou nacional.

O mesmo acontece na Ataíja relativamente à festa de Nossa Senhora da Graça e ao seu momento mais característico, a Procissão à Serra que, por isso, este ano não foi realizada a 2 de Fevereiro (sobre as datas de celebração da festa de Nossa Senhora da Graça ver aqui e aqui) mas no Domingo seguinte, dia 6.

Um dia soalheiro, luminoso e de temperatura muito agradável, levou uma pequena multidão a fazer o percurso de cerca de 4,5Km para, junto ao cruzeiro, assistir à cerimónia da bênção dos campos, presidida pelo Sr. Padre Ramiro.
Benção dos campos e não bênção dos olivais que estes já quase não existem, substituídos por pinheiros, eucaliptos e fábricas, pelo que a legenda inscrita no cruzeiro “N. S. / DA / GRAÇA / ABENÇOAI / OS / OLIVAIS / 2-2-1949” surge agora como um pouco anacrónica. Mas a fé e a beleza da paisagem, o cheiro intenso do eucalipto, do alecrim e do rosmaninho esses continuam a justificar o esforço da subida.


 O cruzeiro que assinala o local até onde se desloca a procissão (coordenadas GPS N 39 32.573 W 8 52.990) . Foi inaugurado em 2-2-1949, mandado erigir pela comissão de festas desse ano, de que foi juíz o meu pai, João Lourenço Quitério. Porque as receitas não foram suficientes para cobrir a despesa, a mesma comissão "serviu" também no ano seguinte, para se "desempenhar".


 O esforço da subida




Uma vista magnífica

Sem comentários:

Enviar um comentário