domingo, 19 de junho de 2011

A classificação como estrada municipal, do caminho entre Aljubarrota e a Ataíja de Cima

(actual estrada municipal n.º 553 - Estrada do lagar dos Frades)


Em 1897, três anos depois da classificação do caminho entre a Lameira e os Casais de Santa, passando por Carvalhal, Ataíja de Baixo e Ataíja de Cima, como a primeira estrada municipal que serviu a nossa aldeia, (assunto a que nos referimos no post anterior), prosseguia o trabalho de definição da rede de estradas do concelho de Alcobaça.

Assim, o decreto de 1 de Fevereiro de 1897, acrescentou à rede mais um conjunto de caminhos, entre os quais o caminho de ligação entre Aljubarrota, o Cadoiço e a Ataíja de Cima (actual estrada municipal n.º 553), com o que se abandonou o caminho secular que, pela actual Rua da Ponte, ìa até às Marmeleiras (mais ou menos onde actualmente decorrem trabalhos para exploração de gás natural) sítio onde, como ainda agora, se cruzava com acessos ao Mogo e ao Cadoiço e, daí, subia até São Vicente.



Veja-se como o redactor continua a ter problemas com a palavra Ataíja: se no decreto de 28 de julho de 1894 escrevia “Ataya”, agora usa o não menos incorrecto “Ataeija”.

Repare-se que, das estradas que constam do decreto, algumas se referem a localidades que, hoje em dia, se encontram no município de Porto de Mós.
Isso deve-se ao facto de, em 1897, todas pertencerem ao concelho de Alcobaça, já que o conselho de Porto de Mós foi extinto por decreto de 7 de setembro de 1895. A extinção foi, no entanto, de curta duração, tendo o concelho de Porto de Mós sido restaurado, menos de três anos depois, pelo decreto de 13 de janeiro de 1898.
Durante este curto período passaram para o concelho de Alcobaça a maioria das freguesias de Porto de Mós, incluindo a sede e excluindo Alqueidão da Serra que passou para o concelho de Leiria e Minde e Mira (de Aire) que passaram para o concelho de Torres Novas.
Pelo mesmo decreto de 7 de setembro de 1895, o concelho de Alcobaça perdeu as freguesias de Alfeizerão, Famalicão (é hoje uma das três freguesias do município da Nazaré) e São Martinho do Porto que passaram para o concelho das Caldas da Rainha.

 
.

2 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo Blog, é o único sitio na net que conheço onde posso conhecer as histórias da zona.
    Saudações dos Casais Sta. Teresa

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo seu comentário.
    Embora o blog se dedique excluivamente à Ataíja de Cima,os Casais de Santa Teresa e as demais aldeias vizinhas serão, necessariamente, referidos muitas vezes, desde logo porque muita gente, através sdo casamento, passou de uma a outra aldeia.
    Peço-lhe que, sempre que achar oportuno e, sobretudo, quando vir alguma referência aos CST, faça o favor de fazer os comentários adequados.

    ResponderEliminar