quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Salão Cultural Ataíjense

Fotos para a sua história

Fundado por iniciativa popular, em 1985, o Salão Cultural Ataíjense teve na sua génese o desejo dos ataíjenses de possuirem um espaço coberto onde pudesse reunir-se um elevado número de pessoas. Era, especialmente, sentida a falta de um lugar onde se pudessem celebrar festas (à falta de melhor local, a adega do meu pai, então totalmente devoluta, por o proprietário residir em Lisboa, serviu a um elevado – uns quinze, segundo julgo – número de casamentos).

O terreno foi adquirido a António Jorge por Luís da Graça, já com o propósito de ser oferecido à aldeia para a construção do Salão e, com trabalho voluntário e donativos de muita gente, o Salão foi construido.

Ainda com todo o interior do edifício em toscos, lá se fizeram festas de casamento e aí foi realizada, sob o impulso de Américo de Sousa Sabino, a grande exposição “Ataíja de Outros Tempos”.

14-12-1991 - António "Casal" e António Matias (entre eles vê-se Joaquina "Guilhermina", mulher do primeiro), então os homens mais velhos da aldeia, inauguram a exposição “Ataíja de Outros Tempos”.
À esquerda, aplaudindo, o mentor da iniciativa, Américo de Sousa Sabino.


1993 - Aspecto da fachada do Salão



1995 – Uma das várias festas realizadas para angariação de fundos para as obras do Salão. Aqui, um cortejo onde cada rua da aldeia decorou um veículo que transportava os respectivos donativos.



16-01-2000 – Com o primeiro andar ainda em toscos e num rés-do-chão absolutamente apinhado de gente, realizou-se o 1.º Almoço do Salão Cultural Ataíjense. Aí se tomou a decisão de que, de futuro, haveria sempre, no terceiro domingo de cada Janeiro, um Almoço Anual do Salão.



2000/2001 – Com o entusiasmo cimentado pelo êxito do almoço, deu-se início às obras de ampliação do Salão.



08-07-2001 – As obras de ampliação estão concluídas e prontas a ser inauguradas.


08-07-2001 – No renovado edifício, tem lugar o 2.º Almoço Anual do Salão Cultural Ataíjense.


A partir daqui, sem interrupções, o terceiro domingo de Janeiro tem sido, sempre, dia de almoço no Salão.

Na minha agenda já está reservado o terceiro domingo de Janeiro, dia 15-01-2012:

13.º Almoço Anual do Salão Cultural Ataíjense


.

1 comentário:

  1. Foi bom recordar esses tempos, a exposição foi um sucesso e a partir desse momento as pessoas começaram a dar mais valor ao que tinham em casa.

    ResponderEliminar