terça-feira, 22 de janeiro de 2013

14º Almoço do Salão Cultural Ataíjense


.
Apesar do temporal que na véspera assolou a região e o país, apesar da chuva, do frio e do vento e da falta ou intermitência da electricidade (colmatada pelo empréstimo de um gerador), apesar da crise que a todos afecta, realizou-se no passado domingo, dia 20, como estava previsto, o 14º Almoço Anual do Salão Cultural Ataíjense.

A ementa constou de sopa da pedra e canja, bacalhau à salão e carne de porco à alentejana. Nas entradas, havia orelha de porco, croquetes, rissóis, azeitonas e morcela e, para a sobremesa, uma grande variedade de frutas e doces, estes, oferecidos pelos participantes. Para quem pode ficar para a noite houve, ainda, grelhados.
Por mim, abusei de uma excelente sopa de pedra pelo que, quando cheguei ao bacalhau, me fiquei por uma posta pequena e, a carne de porco à alentejana e o arroz-doce já só foram provados para aqui poder atestar que estava tudo muito bom

Reflexo dos tempos que correm, a afluência foi menor do que o habitual e, desta vez, eram pouco mais de duzentos os almoçantes. 
Mas, os ataijenses têm razões para se sentir orgulhosos: afinal, quantas são as associações que, para mais em aldeias pequenas como a nossa, são capazes de reunir tanta gente num almoço?

Como me dizia pela altura da sobremesa, alguém que não nasceu nem nunca viveu na Ataíja, mas raramente falha um evento na terra da sua mãe, os ataijenses demonstram uma capacidade de união e de iniciativa como raramente se vê e foi, mais uma vez, o caso.

Aos muitos voluntários que colaboraram para o sucesso de mais um almoço.
À direcção que em breve vai terminar um mandato de intensa actividade e tem em curso novas obras de ampliação das instalações que vão dotar o Salão de novas áreas, para armazenamento de materiais e equipamentos, novas instalações sanitárias, forno para cozer pão, grelhadores e fumeiro.
Às mulheres que cozinharam e lavaram louça e fizeram os doces e, como disse o José Bernardino, são o elo mais forte desta equipa.
A todos, muito obrigado!






Até para o ano.

Dia 19 de Janeiro de 2014

15º Almoço Anual do Salão Cultural Ataíjense

O terceiro Domingo de Janeiro é
sempre,
Dia de Almoço no Salão
 .

Sem comentários:

Enviar um comentário