terça-feira, 16 de abril de 2013

O alcatroamento da Estrada do Lagar dos Frades

O caminho de ligação da Ataíja de Cima e do Cadoiço a Aljubarrota, está classificado como estrada municipal desde 1897 (Ver AQUI). 
No entanto, o persistente desprezo a que os diversos poderes, a começar pelo autárquico, tradicionalmente votavam a "borda da serra" (a última vez em que, por aqui,  haviamos visto alguém importante, tinha sido em 1969, aquando da inauguração da luz eléctrica), reflectia-se no péssimo estado da generalidade dos caminhos, os quais eram mantidos, exclusivamente, à custa do esforço dos locais. 
A modernização da estrada municipal n.º 553 (3,9km, entre a estrada Nacional 8, em Aljubarrota e o IC2),  embora urgente face ao avançado estado de degradação do piso e ao intenso e pesado tráfego, proveniente,sobretudo das pedreiras era, no entanto, tarefa que os vizinhos, só por si, não poderiam realizar.

Em Março de 1975, viviam-se em Portugal tempos incertos e intensos. O 25 de Abril tinha sido há menos de um ano e, populações conservadoras, como a ataíjense, olhavam desconfiadas para as notícias que lhes chegavam de Lisboa. 
Mas, uma coisa sabiam: Agora havia direito de reunião e íam aproveitá-lo para tratar dos seus interesses:

(Cartaz: 297mmx420mm. Heliografia)
A sede do clube ataíjense a que se refere o cartaz, era a antiga escola primária. 
O clube ataíjense nunca existiu formalmente. Tratou-se, antes, do embrião do actual Salão Cultural Ataíjense.




O elevado nº de pessoas que se voluntariou para fazer parte da comissão, obrigou, por razões operacionais, à escolha de uma comissão executiva, a qual integrava dois elementos do Cadoiço.
A comissão de recolha de fundos foi, também por razões operacionais, subdividida em três subcomissões: Ataíja, Cadoiço e Emigração.


Primeira reunião com a Câmara Municipal de Alcobaça:
O Sr. Gilberto, aqui referido é Gilberto Magalhães Coutinho, comerciante de ferragens em Alcobaça e que foi presidente da Comissão Administratica da Câmara Municipal.
O nome correcto do técnico municipal é Costa e Sousa (José Carlos Martins Costa e Sousa que, durante 42 anos, foi Director do Departamento Técnico da Câmara de Alcobaça).


Haveriam, ainda, outras reuniões na CMA mas, no essencial, como se decidiu nesta reunião, assim se fez.



Sem comentários:

Enviar um comentário