segunda-feira, 22 de abril de 2013

Subsídios para a História do Salão Cultural Ataíjense



VIII – Os Anos de 1994 e 1995

(Emblema do Salão Cultural Ataíjense,
inspirado no brazão existente na Casa do Monge Lagareiro
 - Pintura de Carlos Sousa, 2001)

No dia 3 de Julho de 1994, as portas do Salão abriram-se para nele ter lugar a Festa da Escola, iniciativa das professoras e dos pais das crianças que frequentam a escola do 1º ciclo do ensino básico, da Ataíja de Cima.

O programa, com início às 15H00, incluiu danças, cantares, teatro e marchas a cargo das crianças, a que se seguiu animação musical e baile com o organista Paulo Fonseca.

Funcionou um serviço de bar com febras, sardinhas assadas, chouriço assado, pão com chouriço, filhós e bebidas.

Os promotores mandaram imprimir um cartaz com o programa, o qual constituiu, também, um veículo de divulgação do Salão.

Neste ano de 1994, conforme se vê dos documentos arquivados tiveram, ainda, lugar nas instalações do Salão mais as seguintes actividades:

- 2 casamentos;
- 1 curso de costura;
- 1 festa do “Rally”,
Além, obviamente, das festas em honra de Nossa Senhora da Graça e de Santo António, eventos, todos, em relação aos quais não possuímos mais informação.

As receitas contabilizadas somaram o valor de 275.708$00 e as despesas (apenas está contabilizada a conta da electricidade), 59.196$00. Do que resultou, segundo as nossas contas, um saldo positivo a transitar para o ano de 1995, no valor de 114.196$00.

Em relação ao ano de 1995, não nos foi possível recolher qualquer informação escrita sobre o que terá sido a actividade do Salão nesse ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário