sexta-feira, 31 de maio de 2013

Antero - O último dos expostos criados na Ataíja de Cima



A consulta às fichas que constituem o Registo de Amas por Concelho (1851-1935), da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), a que já antes nos referimos (VER AQUI), dá-nos conta de uma criança que em 1879 foi entregue a uma ama ataíjense e foi, ao que parece, o último dos enjeitados a ser criado na Ataíja de Cima.

Consultando o respectivo Livro de Matrícula (Livro de Matrícula de Varões, n.º 148, fls 111, Anno 1879, Nº 45) ficamos a saber que:
Uma criança do sexo masculino, entrou na SCML em 23 de Outubro de 1879, foi baptizado com o nome de Antero, e no dia seguinte, 24, foi entregue a Maria Custódia, casada com Manuel Joaquim, moradora no lugar de Ataíja de Cima, freguesia de São Vicente de Aljubarrota, concelho de Alcobaça a quem, nesse dia, foi arbitrado o vencimento de 1$800 réis mensais, pelo período de 12 meses e, ainda, a quantia de 2$000 réis, a título de auxílio para as despesas da jornada.

A ama terá desempenhado o seu encargo a contento, pelo que, decorrido o 1º ano, lhe foi renovado por mais 24 meses, agora com o vencimento de 1$000 réis por mês.
E, a contar de 24 de Outubro de 1882, por mais 36 meses, agora a $800 réis mensais.
Em 24 de Outubro de 1886, a criança tem seis anos de idade e, de novo, o contrato entre a ama e a SCML é renovado, agora por 48 meses, à razão de $500 réis por mês.

Lº 22 V fls107v

É esta a última anotação de matrícula do Antero.

A criança tem agora dez anos, é suposto ser autossustentável pelo seu trabalho e, como de costume, vão cessar os pagamentos à ama.
Mas, por ser menor, continua a carecer de tutela e, por isso, a SCML entregá-la-á a quem se encarregar de a vestir, alimentar e educar.
O termo de entrega é lavrado num livro próprio, o chamado Livro de Vestir, onde se registam “os expostos dados a servir sem soldada”, como se diz em alguns termos de abertura desses livros.

Vamos, então, ao Livro de Vestir, n.º 22 e, a folhas 107 verso, lá encontramos o auto pelo qual, a 21 de Janeiro de 1890, o Exposto Antero foi entregue a Maria Custódia, mulher de Manuel Joaquim, moradora no lugar de Ataíja de Cima, …… pelo tempo de 5 anos.

Até agora, o Antero teve sorte.
Chegado aos dez anos de idade, criado sempre pela mesma família, há-de sentir-se membro dela e o mesmo pensarão a ama, o seu marido e os seus filhos já que quiseram continuar com ele.

Aos quinze anos, de novo, haverá lugar a decisão sobre o destino do enjeitado.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário