sábado, 24 de agosto de 2013

O Padre Manoel de Souza, dos Casais de Santa Teresa



Em 18 de Julho de 2011, (VER AQUI) respondi a um comentário do Gonçalo André (o único “casaleiro” leitor confirmado deste blog), dizendo:

Embora o blog se dedique exclusivamente à Ataíja de Cima, os Casais de Santa Teresa e as demais aldeias vizinhas serão, necessariamente, referidos muitas vezes, desde logo porque muita gente, através do casamento, passou de uma a outra aldeia.

Por essa razão e por muitas outras, “tropeçamos” repetidamente no nome das aldeias vizinhas da Ataíja de Cima. É o que acontece, por exemplo, quando consultamos os registos paroquiais que estão organizados por freguesia.
Foi assim que, ao consultar os registos de óbitos ocorridos em 1825, quando procurávamos um ataijense, nos deparámos com um padre dos Casais de Santa Teresa:

Em 11 de Maio de 1825, faleceu Roza Monteira, solteira, dos Casais de Santa Teresa, a qual foi enterrada “dentro da Parochial Igreja de S. Vicente da Villa de Aljubarrota” e, “não recebeo Sacramento algum por morrer de repente que foraõ Testemunhas o Pe. Manoel de Souza e João Dorta o Mosso ambos dos ditos Cazaes que para constar fiz este assento que assino.
O Cura José Joaquim Leitão


Voltamos a encontrar este Padre Manoel de Souza, em 27 de Novembro do mesmo ano de 1825, no assento do seu próprio óbito, assento esse que, de seguida, transcrevemos:

Cazais de
Sta There
za Pe
Mel de
Souza Co
elho


Aos vinte e sete dias do mês de Novembro de mil oito centos e vinte e sinco anos faleceo e foi sepultado dentro da Cappela de Santa Thereza de Jesus dos Cazais de Santa Thereza da Freguesia de Santa digo da Freguesia de S. Vicente da Villa de Aljubarrota o Pe Manoel de Souza Presbítero do Abito de S. Pedro do dito logar dos Cazais recebeo o Sacramento da Penitência Sagrado Viático e Extrema Unção que para constar fis este assento que assinei
O Cura Jozé Joaquim Leitão
Fes Testamto
no Livro das No
tas da Villa de
Porto de Moz
Sendo escrivão
Alexandre Du
arte


NOTAS:
- A Roza Monteira foi enterrada “dentro da parochial Igreja de S. Vicente da Villa de Aljubarrota”, enquanto o Pe Manoel de Souza (ou Manoel de Souza Coelho, como se escreveu à margem do assento de óbito), “foi sepultado dentro da Cappela de Santa Thereza de Jesus dos Cazais de Santa Thereza”.
O enterramento no interior das igrejas só veio a ser proibido cerca de 20 anos depois o que, aliás, seria uma das causas da Revolta da Maria da Fonte.
- O Pe Manoel de Souza era “Presbítero do Abito de São Pedro”, quer dizer, era um padre secular, ou diocesano, como hoje se diz.



Sem comentários:

Enviar um comentário