sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vocações Religiosas na Ataíja de Cima

No séc. XX, cinco ataíjenses seguiram a sua vocação religiosa.
Uma freira, é neta de Matias Ângelo.
Os restantes quatro, curiosamente, pertenciam à mesma família:
Um padre, Manuel Tomás de Sousa, que foi conhecido por Padre Tomás e era filho de José Luís de Sousa e irmão de Abílio Tomás de Sousa, e de João Tomás de Sousa que foi conhecido por "O Petinga";
Uma freira era neta de Manuel Luís de Sousa. É a mais nova de todas e terá, actualmente, 59 ou 60 anos;
Duas irmãs, filhas do terceiro irmão, João Luís de Sousa e de Rosalia de Carvalho.
Eram elas:
Maria Carvalho de Sousa, conhecida por "Carvalha" a qual professou no Instituto Franciscanas Missionárias de Maria, onde adoptou o nome religioso de Irmã Maria Amália Teresa e foi, no final dos anos quarenta e princípois dos anos cinquenta, missionária em África (em Agosto de 1951, prestava serviço no hospital Miguel Bombarda, em Lourenço Marques, actual Maputo, Moçambique);
Luísa Carvalho de Sousa que professou, sob o nome religioso de Irmã Maria Lúcia Jacinta, na Congregação de São José de Cluny, tendo vivido longo tempo na casa-mãe da congregação, em Paris (França).

Na fotografia seguinte, tirada em 1970, vemos estas duas freiras, numa visita à família, fotografadas junto à casa onde nasceram, a qual ficava no início da Rua das Seixeiras logo a seguir à casa, que ainda existe, da sua irmã Joaquina Rosalia.

À esquerda, Luísa Carvalho de Sousa, à direita, Maria Carvalho de Sousa, entre ambas, a sua irmã que todos conhecemos por Maria Rosalia e foi também, a seu modo, uma missionária: Não possuía habilitação específica mas era a enfermeira, correndo toda a aldeia e aldeias vizinhas a dar injecções, desinfectando a agulha da seringa pelo fogo que lançava a um pedaço de algodão embebido em álcool, numa cena que surgia aos meus olhos de criança como um poderoso ritual com o seu quê de sagrado.
À frente, sentada, está a mãe, Rosalia de Carvalho.

(com um agradecimento à Amália Sabino, sobrinha e neta das fotografadas)

2 comentários:

  1. Bom dia.
    Desconhecia estas duas irmãs ataijenses que consagraram inteiramente a sua vida ao serviço do Reino de Deus. Não sei se ainda serão vivas... gostaria de as conhecer, pois o testemunho de um consagrado é sempre enriquecedor para os que têm fé e até para os não crentes.
    Do Padre Tomás tenho ouvido falar muito e bem. Os meus avós, as pessoas mais velhas da Ataíja contam a sua história; como gozava de grande simpatia de todos e animava muitos momentos de oração na nossa terra, de forte prática religiosa (como ainda hoje, mesmo assim, tendo em conta o ambiente cultural predominante...).
    Julgo que a neta de Matias Ângelo de que se fala em primeiro lugar será a Ir. Lúcia Félix, irmã da Piedade, filhas (com mais uma catrefada deles...!) do "Ti Francisco dos Casais". Ela está na Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Dou-me bastante bem com ela.
    Uma outra, pertencente à mesma Congregação,que, penso, não foi referida, é a Ir. Luísa Maurício. É filha da Ti Rosalia da Graça (hoje totalmente tomada pela doença de alzheimer, num lar em Alcobaça) e irmã do desastrosamente falecido "Manel Luís" e da minha tia avó (por casamento) Fátima Bernardino, casada com o "Zé Casseteiro", irmã do meu avô Manuel Bernardino ou "Manel Casal".
    Essa Congregação, fundada pela escalabitana Luíza Andaluz, é de vida activa e trabalha sobretudo no campo da educação e da promoção social.
    Futuramente, também eu tenciono, pelo sacerdócio, fazer parte desse grupo de consagrados ataijenses. Para isso me preparo, contando já com 3 anos (em 6) de Seminário, em Coimbra, e pretendendo tomar parte do presbitério da nossa Diocese de Leiria-Fátima.
    Bem-haja, Sr. José Quitério, por tão belo e interessante trabalho de divulgação da nossa aldeia.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo seu comentário.
    O blog é feito para os ataíjenses e só faz sentido se for lido por eles.
    Quanto ao post, a referida neta de Matias Ângelo é, efectivamente, a Irmã Lúcia Félix e a irmã Luísa Maurício é referida como neta de Manuel Luís de Sousa. Sobre estas, não acrescentei outros elementos porque os desconhecia. Obrigado, também, pelos esclarecimentos.
    As duas freiras fotografadas são, julgo, ambas falecidas. Estamos a falar de pessoas nascidas há mais de noventa anos.
    Quanto ao blog, mais um esclarecimento: o meu objectivo é mais ambicioso. Pretendo fazer um estudo exaustivo e eventualmente publicável, sobre a Ataíja.
    O blog destina-se, por um lado, a ver como é que as pessoas reagem e, por outro, a suscitar algumas colaborações que são indispensáveis ao meu propósito.
    É disso que eu preciso. De reacções. De colaboração. De documentos. Serve tudo, cartas, documentos pessoais, escrituras, inventários, fotografias, o que seja. Todos os documentos que me forem emprestados serão digitalizados e devolvidos ao legítimo dono.
    E preciso, muito, que os leitores do blog comentem, critiquem e esclareçam erros e omissões.
    Conto, pois, com mais comentários seus.

    ResponderEliminar