segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fogareiro a petróleo


.
O fogareiro a petróleo não terá sido muito usado na Ataíja de Cima onde, na maioria das casas, se passou directamente da fornalha de lenha para o gás butano e, no ano de 2000, (apenas numa parte da aldeia, como ainda agora), para o gás natural.
É curioso notar que, em virtude da passagem do gasoduto e da existência de várias fábricas de cerâmica artística que eram grandes consumidoras de energia, a Ataíja de Cima teve acesso ao gás natural doméstico, muito antes da generalidade do país, incluindo Lisboa.
Quanto ao fogareiro, se não o usavam nas suas casas da Ataíja, havia muitos que o conheciam bem: usavam-no durante as suas migrações periódicas e nas casas onde viviam em Lisboa e arredores.

Num tempo em que a vida era verdadeiramente difícil, em Lisboa as casas dividiam-se por duas e, às vezes, mais famílias.
Foi assim com os meus pais e foi assim que conheci Lisboa. 
Primeiro na Vila Queiróz, no Bairro Andrade, ali entre os Anjos e a Graça, depois na Rua Carvalho Araújo, casas que partilhamos com famílias do Casal do Rei e dos Molianos (Joaquina Reis, Manuel Duarte) e também na Rua Luís Monteiro, ao Alto do Pina, onde fomos ocupar a parte de casa deixada vaga pelo regresso à Ataíja do ti’Luís da Graça.
Sobre a chaminé, dois ou três fogareiros onde se cozinhava, ao mesmo tempo, para duas ou três famílias diferentes.
Para cada uma, uma única panela, frigideira ou tacho, de onde apenas saíam cozidos, fritos ou refogados ou, mais raramente, estufados. Umas sardinhas, em seu tempo, implicavam uma imensa fumarada na varanda, ou o transporte do pequeno fogareiro de barro para o passeio onde, aí mesmo, na rua, se assavam.
Comida de forno, essa, só em raros domingos e por favor do padeiro: A minha mãe preparava o tabuleiro que se levava até à padaria em cujo forno cozinhava, no calor remanescente da cozedura do pão.

Conheço um desses fogareiros ataíjenses que resistiu, embora muito deteriorado, até aos dias de hoje.
Mas, a sua degradação é tal que já quase não permite perceber como funcionava, pelo que não julgo interessante colocar aqui uma sua fotografia.
Em novos, no entanto, eram assim:

 .

Sem comentários:

Enviar um comentário