quarta-feira, 26 de junho de 2013

O Pintassilgo


 (Carduelis carduelis)
O pintassilgo é uma pequena ave, de cerca de 13 cm de comprimento e 20 g de peso, que se alimenta de sementes e grãos silvestres (como os tentilhões, pintarroxos, verdilhões e papa-figos, por ex.), embora durante a alimentação das crias procure, também, insectos. Gosta especialmente de sementes de cardos (no outono e inverno é frequentemente avistado em prados com muitos cardos) e dos cardos vem a origem do seu nome científico.
É comum em toda a Europa mas prefere o centro e sul, onde é residente durante todo o ano e para onde migram no inverno as populações do norte.
Fora da época da reprodução agrupa-se em bandos com algumas dezenas de indivíduos que, na época do acasalamento, se separam por pares, para nidificar em terrenos abertos e bordas de bosques, em parques e jardins, entre Abril e Maio, pondo 4 a 6 ovos azuis com manchas pretas, que eclodem ao fim de 11 a 14 dias.
O adulto possui a face vermelha e o resto da cabeça preta e branca. As asas são pretas com uma barra amarelo vivo, mais visível durante o voo.  O bico em forma de cone é grande, forte e pontiagudo, como é próprio das aves que se alimentam de sementes. Macho e fêmea são muito semelhantes, sendo praticamente impossível de distinguir os sexos no campo.

O pintassilgo tem um canto muito melodioso e, por isso, é frequentemente capturado para gaiola.
Trata-se, no entanto, de uma espécie estritamente protegida nos termos do Anexo II à Convenção de Berna Relativa à protecção da Vida Selvagem e do Meio Natural na Europa, pelo que são proibidas aa sua captura, detenção e abate, bem como a destruição dos ninhos.


Vem tudo isto a propósito de que um casal de pintassilgos resolveu nidificar num limoeiro que tenho no quintal, mesmo junto à casa e, descoberto o ninho, descobri também que, mesmo entre gente nascida no campo, aqui na Ataíja de Cima, começa a ser difícil encontrar quem distinga os pássaros.

As pequenas crias já quase não cabem no ninho e a mais desenvolta delas lança um primeiro olhar curioso ao mundo que a rodeia:


A mãe (ou o pai?) pintassilgo aproxima-se cuidadosamente do ninho, pousando num ramo do lado oposto do limoeiro:


As fotos foram tiradas no sábado, dia 11 de Maio de 2013. Mercê de uma dieta reforçada de que as fezes em redor do ninho são prova evidente os pequenos pintassilgos cresceram rapidamente e, apenas dois dias depois, na segunda-feira seguinte, ao alvorecer, abandonaram o ninho.

Pode ouvir aqui um pintassilgo a cantar: http://www.xeno-canto.org/45855





1 comentário:

  1. Obg pelos créditos fotográficos. Foi curioso trepar para o cimo de um telhado e ver as quatro crias daquela ave que o Zé viria a descobrir serem pintassilgos, pacientemente à espera da próxima refeição. Temos de repetir a experiência ornitóloga. Abraço. Francisco

    ResponderEliminar