sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Quando se jogava futebol na Ataíja de Cima

Na época de 1995-1996, a equipa de futebol do Ataíjense (Grupo Desportivo e Recreativo Ataíjense) integrou a Primeira Divisão do Campeonato Distrital de Leiria, Zona Sul e, à vigésima terceira jornada, na qual ganhou ao Alfeizerense, no terreno do adversário, por uns dilatados 0-8, a equipa teve a honra de uma fotografia no Correio da Manhã de 18-4-96.
Eis a referida fotografia:

Da esquerda para a direita, em cima: Aníbal Tomé; Miguel Branco; Sérgio (dos Moleanos); Pedro Vitorino; Nelson Agostinho; Diamantino Quitério (treinador); Mário Cordeiro (guarda-redes); Francisco Salgueiro (presidente do clube); Manuel Luís (delegado ao jogo, já falecido); em baixo: Carlos Catarino; Vítor Lagarto (dos Casais de Santa Teresa); Francisco Daniel; Pedro Ferreira (do Carvalhal); Adelino (do Carvalhal); Luís Vigário; Rui Coelho (Porfírio); Toni (dos Casais de Santa Teresa); e Aníbal Catarino.
(Com agradecimentos ao Aníbal Tomé e ao Helder Matias  pela sua ajuda na identificação de alguns jogadores)

Não será aqui o lugar adequado mas não resisto a, sem desprimor para todos os demais fotografados, realçar o Francisco Salgueiro que, durante anos foi a alma do clube; o Franciso Daniel que jogou no Ginásio de Alcobaça e, em jovem, tinha potencial que o poderia ter levado muito mais longe e o Diamantino Quitério que era um centro-campista com visão e a quem, ainda como jogador-treinador (talvez na época anterior, 1994/1995), vi jogar e fazer jogar muito bem. Naquele tempo, o Ataíjense jogava bonito!

2 comentários:

  1. eu ia lá ver estes jogos ...sou da lagoa do cão ..ainda me lembro do diamantino jogar com a sua fita no cabelo ...parecia o cannigia ......ai que saudades..ataijense sempre

    ResponderEliminar
  2. há coisas que inevitavelmente se perdem com o tempo....é realmente uma pena...

    ResponderEliminar